Pages

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Oficina de Vídeo nas Escolas - Por Quê Não?

No mês das crianças pensei em produzir artigos para homenagear os pequenos e mostrar que é possível trabalhar com eles de uma forma descontraída e muito criativa. Por isso, em um dos artigos aqui do blog destaquei os melhores nichos de mercado para se trabalhar com filmagens infantis e o que é necessário para se começar a atuar na profissão de videomaker.

Seguindo a idéia acima, decidi escrever mais este artigo voltado às crianças, já que elas sempre nos surpreendem com seus sorrisos, imaginação e travessuras.

Exemplo de uma oficina de vídeo com crianças

A linguagem audiovisual é uma ótima forma de estimular a criatividade das crianças. Pena que a maioria das escolas ainda não tenha aplicado esta forma de estímulo para elas, pois isso contribui, e muito, para o desenvolvimento intelectual, lidando diretamente com a criatividade. Afinal, o professor ou instrutor trabalhará com várias linguagens até que se chegue à conclusão dos filmes.

Veja alguns exemplos:
  • Leitura – para a pesquisa necessária sobre o assunto que será abordado no filme.
  • Escrita – para a criação dos roteiros e desenvolvimento da gramática e criatividade literária.
  • Estímulo Musical – onde o aluno poderá ouvir músicas de vários estilos diferentes para definir as que serão usadas como trilha sonora nos filmes, aumentando o apuro musical e a sensibilidade auditiva. Mas é importante que o professor ensine-os a não ouvir alto para evitar surdez precoce.
  • Gerenciamento – onde a criança aprenderá como deve se relacionar com seus futuros “atores”, e como o respeito entre eles é importante para que a produção flua corretamente.
  • Noções de Fotografia – onde a criança aprenderá como é importante criar os enquadramentos, movimentos de câmera e a regulagem correta da filmadora para que se consiga captar a melhor imagem.
  • Noções de Edição – onde a criança aprenderá montar tudo o que foi filmado, dando ritmo e vida à narrativa, resultando no filme.

Fico muito feliz quando vejo notícias sobre iniciativas como esta. Sei também que não é fácil encontrar parceiros e profissionais com boa formação pedagógica, pois não é uma atividade comum. Mesmo assim, acredito nas pessoas que possuem bom coração e consegue dedicar parte de seu tempo para estimular a arte audiovisual nas escolas através de oficinas. E, Independente de ser profissional ou não, há muitos casos de ações sociais realizadas por pessoas comuns, que não atuam profissionalmente nesta área, mas que têm uma boa didática para transmitir as informações às crianças.

É importantíssimo que os alunos tenham o máximo de contato prático com os equipamentos, porque somente assim eles conseguirão perceber as dificuldades e achar soluções quando encontrarem problemas simples, como: BATERIA SEM CARGA; FILMADORA SEM FITA OU CARTÃO; MICROFONE DESLIGADO e tantos outros problemas técnicos que poderão impedir a realização dos trabalhos.

Assim as crianças terão mais intimidade com as ferramentas usadas e compreenderão melhor a profissão, percebendo o quando é trabalhosa a arte usada na criação dos filmes que elas tanto gostam de assistir no Cinema. Com isso estarão trabalhando em uma atividade que nunca tiveram a oportunidade de exercer, desenvolvendo sua criatividade na criação de suas próprias obras audiovisuais e se orgulhando do próprio esforço.

Então? Gostou?

Que tal levar esta idéia para a sua escola? Será uma ótima maneira de aumentar as atividades dos alunos de uma forma muito mais prazerosa: BRINCANDO. Assim, pais, alunos, diretores, coordenadores e todas as pessoas ligadas à escola, poderão admirar as criações dos pequenos e até se surpreender, pois muita coisa inesperada irá surgir das férteis mentes infantis.


E JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DE CRIANÇAS...


Reservei uma surpresa para você neste mês dedicado aos pequenos.

Já pensou em adquirir um curso que ensine você a contar histórias infantis?

Pois é! Através DESTE LINK você irá adquirir o curso A Arte de Contar Histórias - Curso Online com Certificado! e aprenderá todas as técnicas necessárias para encantar os pequenos. Além disso, adquirindo este curso comigo, você estará contribuindo para a manutenção do nosso blog.

Outro motivo que me fez decidir pela escolha deste curso foi o preço, pois por um valor mínimo eu acredito que você estará aprendendo coisas que, talvez, levariam uma vida inteira. Com isso eu mantenho a minha missão em compartilhar conhecimento a um número cada vez maior de pessoas.

Não acredita? Então clique no meu link de afiliado e confira! Com certeza vai valer muito a pena.

Bem, então é isso!

Um abraço, boa sorte, bons trabalhos e bons estudos!


0 comentários:

Postar um comentário

DIREITOS AUTORAIS DESTE BLOG

Licença Creative Commons
CONSULTORIA E TUTORIAIS - Compartilhando Conhecimento de Fernando Magaldi está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://consultoriaetutoriais.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em fermagaldi2@gmail.com.
 

Seguidores

Blog Archive

Meu Perfil

Minha foto
Sou Videomaker Profissional e gosto de compartilhar meus trabalhos e projetos. Por isso, se você está lendo este perfil significa que se identificou com o que tenho a oferecer. Obrigado pela confiança!