Há algum tempo eu venho falando sobre o programa de edição não-linear profissional Lightworks, da empresa EditShare. E, ao longo dos anos, pude testar algumas versões do sistema e acompanhar sua evolução. Ele é um software que era usado apenas pelos maiores editores de Hollywood e que foi, finalmente, liberado para o usuário comum (nós, inclusive eu) em versão free para Windows.
Fiquei muito animado com as novas funcionalidades e facilidades do programa. Por isso estou apresentando a você a atualização desta ferramenta profissional e gratuita, mas com algumas limitações. A diferença é que desta vez não estarei fazendo um tutorial. Apenas vou apresentar as novidades de forma simples e direta, como todas as postagens aqui do blog.
1º NLE TRI-PLATAFORMA PROFISSIONAL DO MUNDO: WINDOWS, LINUX E MAC OS X
É isso mesmo! Agora você pode desfrutar do Lightworks gratuitamente no seu sistema preferido, seja ele Windows, Linux e Mac OS X. Com isso a EditShare, através de seus esforços contínuos em popularizar seu sistema, trás a todas as pessoas a liberdade para que você edite como quiser e de acordo com sua preferência.
Confira as novidades abaixo:
- Poderosa estrutura de gerenciamento de conteúdo
- Interface de usuário mais ágil
- Smarter motor de jogo para melhorar o desempenho de reprodução
- Opções de exportação simplificada
- Novo efeito blur
- Novo efeito Correção da cor poderosa
- Novo poderoso efeito de correção de cor seletiva
- Importação de XMLs fcp7 completos com transições e níveis de áudio
- Suporte para formatos ProRes 4K (câmeras Blackmagic)
- E muito mais!
Além de melhorar o desempenho de reprodução de todos os tipos de mídia, o Lightworks agora automaticamente identifica como material entrelaçado ou progressivo e ajusta as configurações do projeto de acordo, eliminando a necessidade de seleção manual (o botão Exibir Optimization foi removida da guia de vídeo da placa Project) e facilitando a vida dos editores.
A organização dos clips e criação de bins evoluiu muito, além de melhorias na importação de seus arquivos de vídeo que ficou muito mais rápida.
Como você pode ver na imagem acima, a correção de cores evoluiu muito. Confira abaixo a descrição do próprio site sobre esses recursos:
"Além de melhorar a aparência geral dos efeitos, também tornaram muito mais simples e mais fácil de adicionar efeitos adicionais, redefini-los e repeti-los todos a partir do painel de configurações.
Se você fez uma mudança dentro da correção de cor que precisa de modificação, basta clicar o botão direito no efeito, e redefinir o parâmetro ou todos eles ao mesmo tempo. Você pode até duplicar o efeito existente ou criar um novo efeito com as configurações padrão, tudo a partir do mesmo menu de atalho. O foco aqui é fazer com que os editores tenham a certeza que poderão mudar todos os efeitos que eles precisam para adicionar ou remover quando necessário, tudo dentro do mesmo painel."
Agora no Lightworks, um dos aspectos mais importantes é a inclusão do ProRes na codificação do Record, Rendering e Exportação. Porém esse recurso só está disponível em Mac OS.
Finalmente, após todos esses recursos liberados na versão free, a saída de seu material estará limitada à resolução 720p. Porém com alta qualidade. Para os demais formatos você deve adquirir a versão Pro. Mesmo assim eu tenho certeza que gostará de conhecer o Lightworks. E se você já conhece deve saber do que estou falando.
Vale lembrar que, caso você esteja familiarizado com o Premiere Pro, Final Cut Pro, Sony Vegas, Magix Video Pro X 6, entre outros, tudo o que você conhece sobre o fluxo de trabalho deverá ser esquecido, pois será preciso reaprender a editar com o Lightworks. Apesar desta ser uma notícia ruim, a boa é que praticamente todas as funções do programa estão disponíveis para você na versão gratuita.
No vídeo abaixo você poderá conferir como instalar e ativar o programa em seu sistema.
E aqui como fazer a ativação offline.
Para baixar o programa clique AQUI e escolha a versão compatível com o seu sistema operacional.
Bem, por enquanto é isso!
Espero que tenha gostado das novidades!
Um abraço, bons estudos e até a próxima postagem.
0 comentários:
Postar um comentário