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segunda-feira, 3 de março de 2014

Aprenda a Ativar + Edição Básica Com o Lightworks v 11.5 (atualização da postagem anterior)

Depois de muito tempo, decidi publicar este novo tutorial sobre o Lightworks. Ele é um tutorial básico, onde as imagens falam por si, de forma auto-explicativa. Por isso eu aconselho que você clique nas imagens para visualizá-las no tamanho maior.

Confira os tópicos abaixo sobre a nova versão 11.5:

  • Eu destaco, nessa nova versão 11.5, a ativação como uma dor de cabeça a menos do que as versões anteriores. Se antes as pessoas tinham dificuldades para achar a chave de ativação do programa, isso ficou no passado. Agora basta inserir o seu nome de usuário e sua senha cadastrada no site da empresa (cadastre-se neste link: https://www.lwks.com/index.php?option=com_community&view=register) para ativá-lo e usar sem problemas.

  • Um detalhe bom sobre esta versão é que o programa aceita todos os codecs da versão paga. Uma das limitações ficam por conta, principalmente, da exportação final do seu vídeo, limitada ao codec do Youtube e no tamanho máximo de 720p. Mesmo assim, acho isso ótimo para um programa gratuito e profissional como o Lightworks, pois ele mantém a qualidade e não adiciona marca d'água, como outras empresas fazem com seus softwares.

  • Outro detalhe bom é que o gerador de caracteres, antes presente apenas na versão paga, foi ativado para a versão free.

Enfim, os recursos são tantos que vale a pena estudar com calma essa poderosa ferramenta de edição usada há mais de 20 anos pelos editores de Hollywood.


Iniciando a instalação. Baixe o instalador no site entrando neste endereço: http://www.lwks.com/index.php?option=com_lwks&view=download&Itemid=206 e execute o arquivo. Lá você terá as opções para baixar as versões do Windows e do Linux de 32 e 64 bits.



Se você não tiver o QuickTime instalado em seu PC, aparecerá esta tela.


Não se preocupe. Deixe a instalação pausada, baixe o QuickTime.



Instale o QuickTime.


Pronto! Você já pode continuar sua instalação do Lightworks. Siga atentamente as telas abaixo.




Nesta tela você deve digitar para quantos computadores irá usar seu software. Eu coloco 10, assim como recomenda o site.






Execute o Lightworks.


A mensagem na minha tela foi porque eu instalei o programa no meu notebook Dual Core, que possui apenas 2 GB de memória. Recomendo usar o Windows 7 Professional, que é mais leve e funcional.


Finalmente nesta tela você resolverá seu problema de ativação do programa. Basta inserir seu nome de usuário e sua senha usados no seu cadastrado do site. Assim seu Lightworks iniciará normalmente, terminado de vez com o problema anterior que tínhamos para achar a chave de ativação.


Aqui você dará um nome ao seu projeto.


Aqui você escolherá o Frame Rate. Eu uso no automático, conforme você pode ver na tela.


Aparecerá esta tela para você selecionar o diretório onde estão seus arquivos.


Clique no ícone Places para ter acesso aos seus diretórios.



Use a opção Create Link na hora de importar seus vídeos. Isso evitará recompressão dos arquivos e desperdício de espaço no seu HD. Afina, agora a versão free aceita todos os codecs da versão paga.


Selecione seus vídeos e clique em Import.


Aparecerá uma janela de importação, conforme a tela acima, indicando os vídeos que estão sendo importados.


No fim, aparecerá esta janela com seus arquivos. Ela pode ser renomeada conforme sua necessidade.


Na aba Tools você verá a setinha usada para importar novos clips.


Nesta outra janela você verá o ícone para criar uma Timeline.


A Timeline criada é o seu projeto em si, que pode ser principal ou não, pois você poderá criar infinitas timelines e editar seu vídeo ou filme em blocos e depois inclui-los em uma timeline final, usando as imagens editadas como clipes individuais. Isso o ajudará a não se confundir ao ter várias imagens na mesma timeline.


Dando dois cliques sobre um vídeo, aparecerá a janela de corte como a da imagem acima.


Veja as imagens e aprenda como cortar e inserir seus vídeos na timeline.





Na lateral direita da janela de corte você poderá escolher se irá inserir somente o vídeo e o áudio ou ambos. Basta clicar nos ícones V1, A1, A2 para habilitar ou desabilitar o que irá usar.


Insira seu primeiro vídeo na timeline e comece sua edição.



Clique no ícone de ferramentas da timeline para ter acesso à esta janela. Nela você terá acesso aos comandos para adicionar pistas, entre outros recursos.


Adicionando uma pista de vídeo.




Use o ícone Replace para adicionar apenas o vídeo.


Siga as telas abaixo e estude.





Aqui uma fusão adicionada entre duas imagens.





Siga as mesmas etapas acima e adicione mais pistas de vídeo ou áudio em seu projeto.








Configurando a visualização na janela Preferences de seu projeto.



Na aba do seu projeto, você verá as telas com as opções para configurar seu projeto e alterá-lo conforme sua necessidade.


















Aqui um desespero que aconteceu comigo. A janela do projeto sumiu. O quê fazer?


Não se desespere. Clique no ícone Search.


Na aba Logs, habilite os ícones conforme a imagem. As suas timelines aparecerão ao habilitar a opção Edits.


Dê dois cliques no ícone com o nome de sua Timeline.


Ou arraste para fora da janela.


Você verá uns ícones representando cada janela.


Clique no ícone da Timeline.


Agora clique no ícone do Monitor.


Continue sua edição.


Usando os mesmos comandos para adicionar efeitos, coloque os Fades IN e OUT no seu vídeo para dar o acabamento.








Adicione caracteres. Veja como a janela é completa.


Clicando com o botão direito sobre seu vídeo que já esteja com o texto aplicado, use a opção Unfold para separar o gerador em uma pista.


Veja o resultado.


Desabilite os ícones das pistas de áudio e vídeo.


Determine o tamanho do gerador e reposicione-o na timeline usando os mesmos recursos de cortes de áudio e vídeo.


Habilite as camadas novamente.


Clique no ícone de exportação, conforme a imagem acima, para exportar seu vídeo, que terá uma resolução máxima de 720p no formato MP4, usado pelo YouTube.


Escolha o diretório e aguarde pela exportação de sua edição.


Se tudo correr bem, aparecerá esta janela confirmando o sucesso da exportação de seu vídeo.


Agora, basta assistir seu filme, mostrar aos amigos, compartilhar na web ou se aventurar no mundo profissional com essa ferramenta simples, funcional e gratuita.

Boa sorte e bons trabalhos!



Leia também:

Editando Vídeos No Photoshop CS6
4 Dicas Indispensáveis Para Criar VideoAulas Para Empresas Usando Sua Filmadora Caseira
Aprenda Edição de Vídeo Com Este Livro e Seja Um Profissional de Sucesso - 1ª Edição

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Conheça O Melhor Canal De Busca Para Cursos Da Internet

Hoje estou apresentando a você a FanPage FaceShop Cursos, que tem como objetivo lhe trazer os melhores cursos disponíveis na internet, poupando seu tempo.


Todos os cursos possuem sites próprios para a venda e o canal o ajudará na busca dos assuntos que mais lhe interessam como:

  • Arte e Música
  • Direção Automotiva
  • Email Marketing
  • Escreva Melhor
  • Fotografia
  • Informática
  • Arquitetura e Engenharia
  • Audiovisual
  • Artesanato
  • Internet Marketing
  • e-Commerce

A medida em que forem surgindo novos cursos estarei atualizando os links para sua maior comodidade.

Abaixo segue o link da página para você curtir e navegar no Facebook.

FaceShop Cursos

Um abraço!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Introdução Ao Mixcraft 6 - PT BR

Após a boa aceitação do meu vídeo anterior "CRIANDO LOOP NO MIXCRAFT 4", decidi produzir este novo, que apresenta a evolução dessa ferramenta ao longo de 5 anos.

Todo o vídeo foi produzido para mostrar os ícones e ferramentas disponíveis, de uma forma simples e clara, para que você conheça esse programa poderoso de edição musical e, caso queira, use-o em seus projetos pessoais ou comerciais.

Estou muito animado com a evolução do Acoustica Mixcraft 6 e acho que você também vai ficar.


Abaixo algumas imagens da nova interface do Acoustica Mixcraft 6.

Sincronizando áudio e vídeo

Compondo clip musical

Vários recursos e plugins disponíveis

Um abraço a todos e bons trabalhos!


Outros links sobre o Mixcraft:



sexta-feira, 7 de junho de 2013

EBook Grátis - Organizando Sua Produtora De Vídeo - Em Breve

Em breve, nós do Consultoria e Tutoriais, estaremos lançando o eBook gratuito "Organizando Sua Produtora De Vídeo", que ajudará tanto quem está entrando no mercado de produção de vídeo como quem já possui uma empresa.

O objetivo deste eBook não será ensinar edição, mas fará uma análise de como o mercado funciona e apontará algumas falhas que podem atrapalhar seus negócios. Com isso acredito que o conteúdo deste livro o ajudará, além de melhorar sua estrutura, a ter uma visão mais ampla de como gerenciar seu negócio de uma forma mais eficiente.

Lembrando que meu objetivo não é ensinar você a administrar sua empresa, mas em compartilhar meus conhecimentos baseado em minha própria experiência como videomaker e empreendedor.


Confira abaixo o índice com os assuntos que serão abordados neste livro:

  • Capítulo 1 - Buscando Oportunidades
  • Capítulo 2 - Doando Seu Tempo Ao Conhecimento
  • Capítulo 3 - Praticando Nas Horas De Folga
  • Capítulo 4 - Exercitando O Dom Da Escuta
  • Capítulo 5 - Pedindo Opiniões
  • Capítulo 6 - Aceitando Críticas Construtivas
  • Capítulo 7 - Estudando Manutenção Dos Equipamentos
  • Capítulo 8 - Estudando Ferramentas De Comunicação
  • Capítulo 9 - Estudando O Perfil Dos Funcionários
  • Capítulo 10 - Estudando O Perfil Dos Clientes
  • Capítulo 11 - Estudando O Perfil Dos Concorrentes
  • Capítulo 12 - Estudando Novas Tecnologias
  • Capítulo 13 - Estudando Linguagem Audiovisual
  • Capítulo 14 - Mantenha Seu Foco Sempre
  • Capítulo 15 - Otimizando Seu Cronograma De Trabalho
  • Capítulo 16 - Criando Acervo E Backup De Dados
  • Capítulo 17 - Conclusão

Não perca tempo! Avise aos seus amigos sobre esta novidade e confiram tudo o que tenho a oferecer aqui no blog. Há muita informação valiosa que precisa e deve ser compartilhada.

Aguardem, pois valerá a pena cada linha escrita!

Um abraço e nos vemos em breve!


Abaixo Outros Artigos Sobre Produção Audiovisual:





quinta-feira, 30 de maio de 2013

Aprenda Como Registrar O Lightworks v 11

O programa de edição de vídeo e cinema Lightworks cresce a cada dia.
Líder no mercado há mais de 20 anos entre os editores de Hollywood, esse programa já atingiu milhares de novos usuários desde que foi liberada a sua versão gratuita.

Confira abaixo os passos para a ativação do seu Lightworks!




ATENÇÃO: Lembre-se de estar registrando na máquina em que irá instalar o programa, pois o site da empresa reconhece o IP de seu PC na hora da solicitação da senha de ativação.

  • Após receber sua senha de ativação e ter instalado seu programa, abrirá uma tela como esta. Digite a sua senha para finalizar a ativação do programa.

Carregamento do programa

Tela de solicitação do registro

Insira sua senha para finalizar

  • Escolha o visual da plataforma que pretende usar. Neste caso eu usei o do Lightworks. Caso você queira usar outras, é preciso desinstalar o programa, deletar todas as pastas referente ao instalador, limpar o registro (eu uso o MV RegClean, do Marcos Velasco), reiniciar seu PC e começar uma nova instalação.


  • Dê um nome ao seu projeto e escolha o framerate.

Aqui usei meu nome como exemplo




  • Importe seus vídeos para começar a edição

Aqui usei como exemplo imagens do meu filme "...E Agora?"

  • Clique no botão Create a new edit para abrir uma Timeline.

As janelas são completamente flutuantes

  • Finalize fazendo o teste de hardware para conferir o desempenho de sua máquina.


Agora você só precisa usar a criatividade e desfrutar deste editor de vídeo fantástico. E, caso queira a versão Pro, ela pode ser conseguida no site da empresa neste link:  http://www.lwks.com/index.php?option=com_content&view=article&id=45&Itemid=184  por apenas $60,00 (sessenta dólares).

Boa sorte e bons trabalhos!






segunda-feira, 20 de maio de 2013

Aprenda Como Escrever Contos Usando Estas Dicas Pessoais

Na verdade, escrever contos fantásticos requer muito treino, dedicação, leitura, disciplina e organização.


Eu escrevo desde os 15 anos, que foi quando enviei meu primeiro romance para uma editora, a Brasiliense, de SP. Essa experiência foi a primeira que tive no mercado literário, que é muito difícil e competitivo. Evidentemente meu livro foi recusado e não o publicaram. Ao receber os originais de volta decidi reler o que eu havia escrito. Vi, então, que estava muito ruim e que poderia melhorar. O editor Caio Graco Prado, dono da Editora Brasiliense, me enviou cartas com dicas para melhorar minha escrita e de como eu poderia encontrar meu próprio estilo. Esses ensinamentos eu guardo até hoje comigo, junto com os originais.

A dica mais importante que ele me deu foi para começar a escrever sobre mim. Ou seja, começar a trabalhar os textos com acontecimentos reais. Isso facilita a escrita. Principalmente se você tem dificuldades de criar histórias, personagens, etc. Então eu escrevi outro livro, desta vez autobiográfico, e enviei para a editora novamente. Outra vez meu trabalho foi recusado.

Percebi que não era hora de desistir, mas de me preparar ao longo dos anos. Então eu comecei a ler de tudo: Jornais, revistas, livros, quadrinhos, panfletos, bulas de remédio, manuais técnicos de equipamentos, etc. Pode parecer estranho, mas cada segmento que eu descrevi acima tem uma forma de escrita específica. E foi com essa percepção que eu comecei a entender a diferença entre os estilos diferentes de textos.

Os contos fantásticos são um estilo que me atrai muito porque eu vou produzindo aos poucos. E muitas vezes uso as minhas influências literárias como inspiração. São eles: Edgar Allan Poe (o melhor nos contos fantásticos de terror e suspense na minha opinião) e Nathaniel Hawthorne (com o seu livro mais aclamado A CASA DAS SETE TORRES eu consegui atingir um grau de detalhes de forma mais simples que os textos de Poe, ajudando a descrever os ambientes das tramas). Citei estes dois autores, pois são os que mais admiro no gênero de contos e romances de terror e suspense. Já a minha influência principal para contos que descrevem pureza, amizade, natureza, relação entre idosos, adultos, crianças e adolescentes, usando uma linguagem mais poética e sem ser chato, e com um estilo direto e sem rodeios, eu gosto dos livros do autor nacional (já falecido) José Mauro de Vasconcelos, autor do famoso livro MEU PÉ DE LARANJA LIMA. Mas este livro não é meu preferido. Gosto de dois que eu possuo em minha coleção e que sempre me ajudam: ROSINHA, MINHA CANOA (Que fala de um senhor que conversava com sua canoa e com toda a floresta, mas era tratado por um psiquiatra da cidade grande gratuitamente, que não acreditava nas histórias dele), e RUA DESCALÇA (Que conta a histórias de dois irmãos de família rica que perderam tudo e passaram a morar em um bairro muito pobre, numa casa simples e humilde e que não tinham ninguém por eles para ajudar na difícil e solitária vida de uma pessoa idosa. Os irmãos tinham que se cuidar e, ao mesmo tempo, cuidar e ajudar os moradores da rua. Principalmente crianças, que era onde os diálogos mais puros e simples aconteciam).

Então, após muita leitura e reflexão, eu pego um caderno, uma caneta e começo a esboçar meu texto. Vou escrevendo aos poucos e sem pressa. Faço rasuras, tiro parágrafos inteiros, mudo de posição, começo de novo, e assim vou até concluir a primeira parte do esboço. Depois de tudo isso eu começo a digitar no Word ao mesmo tempo em que vou corrigindo o texto. Também uso a correção ortográfica para relembrar algumas palavras que esqueço como se escreve. Mas não deixo a auto-correção habilitada. Isso deixa o cérebro preguiçoso. Depois de terminar o conto eu o releio várias vezes. Muitas delas fazendo o mesmo procedimento que faço no papel: ELIMINO PALAVRAS OU PARÁGRAFOS, ALTERO A ORDEM DE ALGUNS DELES, ACRESCENTO PARÁGRAFOS NOVOS, CORRIJO A CONCORDÂNCIA, SEMPRE ME PREOCUPANDO EM ELIMINAR A REDUNDÂNCIA DAS PALAVRAS NO MESMO PARÁGRAFO, ENTRE OUTRAS COISAS. No final, quando o texto está pronto para a publicação, eu o releio e confiro tudo novamente, pois a cabeça cansada deixa passar muitos erros. Tanto de português como de digitação. Aí, depois de tudo certo, posso dizer que finalmente terminei mais um conto.

Como você deve ter percebido, a construção de um bom conto se prende a algumas regras básicas e indispensáveis:


  • LEIA SEMPRE TODOS OS TEXTOS QUE POSSAM MELHORAR SEU ESTILO E MELHORAR SUA GRAMÁTICA E INSPIRAÇÃO;

  • ACEITE A OPINIÃO DE OUTRAS PESSOAS QUANDO ACHAREM QUE VOCÊ PODE MELHORAR;

  • FAÇA MUITOS RASCUNHOS NO PAPEL ANTES DE DIGITAR SEUS TEXTOS;

  • NÃO TENHA MEDO DE RECOMEÇAR UM PROJETO ANTIGO OU O QUE VOCÊ ESTIVER TRABALHANDO ATUALMENTE. SE ESTIVER RUIM COMECE TUDO NOVAMENTE. AFINAL, AS SUAS OPINIÕES E SUA INSPIRAÇÃO MUDAM DIA-A-DIA SEM QUE VOCÊ PERCEBA.

Acredito que eu já deva ter esclarecido muitas dúvidas que você dificilmente encontraria em livros ou somente perguntando a outras pessoas, professores, amigos e escritores. Mas é bom lembrar que eu descrevi aqui a minha experiência literária ao longo de todos esses anos. Você também poderá se inspirar no exemplo de outras pessoas que estiverem dispostas a compartilhar suas experiências com você.

E lembre-se: LEIA MUITO E ESCREVA SEMPRE!

FERNANDO MAGALDI

quinta-feira, 9 de maio de 2013

4 Dicas Indispensáveis Para Criar VideoAulas Para Empresas Usando Sua Filmadora Caseira


Devido ao constante aumento da produção de conteúdo na web para empresas, que estão cada vez mais exigentes e profissionais, decidi dar algumas dicas simples para você que está começando sua carreira como videomaker e pretende ingressar no comércio de produção de vídeos e tutoriais comerciais. Neste caso que apresento, o objetivo é tornar a apresentação do professor/âncora dos vídeos, mais profissional e com uma iluminação que faz toda a diferença na qualidade final, sem que, para isso, você tenha que comprar filmadoras caríssimas para a realização dos seus projetos.

1- É indispensável que sua filmadora grave, no mínimo, com uma taxa de 30 ou 60 frames por segundo, garantindo, assim, uma aparência sem pulos e engasgos nos vídeos. O áudio também é muito importante. Se possível use um gravador externo e sincronize o áudio captado na edição, substituindo o áudio original da filmadora.

2- Nunca use o zoom digital. Entre no menu e desabilite-o, pois ele distorce a imagem, caso usado acidentalmente. O melhor é trabalhar com a lente mais aberta e próxima do objeto/personagem filmado (você). Com isso você terá uma qualidade de imagem melhor, pois usará a abertura mais luminosa da lente de sua câmera (Grande Angular), ao invés de usar uma imagem fechada pelo zoom (Teleobjetiva). Por isso, mesmo que a abertura em Tele seja boa (isso depende das especificações de cada filmadora), a lente na Grande Angular (com pouco zoom) irá melhorar a qualidade das cores e os tons de cinza em partes onde há sombras, evitando ruídos na imagem.

3- Desabilite a estabilização da filmadora. Mesmo que o processo seja ótico, eletrônico, ou os dois ao mesmo tempo, seu equipamento sempre tentará corrigir qualquer movimento. Isso poderá prejudicar a qualidade de sua filmagem. A melhor maneira é usar um tripé, enquadrar você em uma posição meio-corpo (plano americano) de forma que fique enquadrado lateralmente, e não no centro. Assim será possível ilustrar suas apresentações com o espaço lateral do enquadramento, usando textos, imagens (mas nada grande demais), para complementar o tutorial. Algo como uma apresentação de jornalismo. Mas evite os clichês dos telejornais. Você deve entender que o público da internet é diferente do que vê TV. Tudo é mais rápido. Por isso, seja breve nas apresentações e valorize o conteúdo.

4- Ilumine o ambiente com, pelo menos, um spot (iluminador) rebatido em um teto branco. Se o teto não for branco, improvise um suporte e coloque sobre você, com uma distância de um metro, mais ou menos, usando um pedaço de isopor. Se não tiver, use um papelão grande pintado de branco (pois ele não deixa a luz passar, devido sua opacidade), e prenda-o com grampos e barbante, colocando pregos nas paredes para poder amarrar e esticar o papel. Se você tiver dois tripés, pode usá-los como suporte também. Dependerá de sua criatividade. Depois posicione o spot no chão, ou em um tripé pequeno, virando-o para cima, e coloque-o atrás de você. Algo como dois metros de distância. Isso ajudará a criar uma luz difusa atrás de você/personagem, tecnicamente conhecida como Backlight. E lembre-se que, quanto mais longe o difusor estiver de você, mais suave ficará a luz e, consequentemente, as sombras de seus olhos, boca e pescoço. Para finalizar, o ambiente deve estar bem iluminado. Principalmente o seu rosto. A luz do backlight, que mencionei anteriormente, é para iluminar o ambiente inteiro, suavizando as sombras. Mesmo assim, você deve ter uma outra luz atrás da filmadora, posicionada para você, tecnicamente conhecida como Key Light. Ela pode ter uma potência de 50 ou 100 watts. Mas é preciso usar um difusor (papel branco) na frente do iluminador, preso por grampos nas abas desse spot. Se você não quiser usar luz frontal, rebata a luz no teto também. Mas, a qualidade da iluminação e o preenchimento da luz, dependerão sempre de distância desse teto, da cor e da potência do spot que, neste caso, recomendo um de 1000 watts no mínimo.

Acredito que, seguindo as dicas acima, você conseguirá produzir um material mais profissional. Isso impressionará a empresa que te contratou e melhorará seu portfólio, aumentando suas chances de fechar novos negócios.

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