Pages

terça-feira, 27 de maio de 2014

Vídeos Infantis - Um Ótimo Mercado

Com um mercado cada dia mais crescente, as filmagens infantis se tornaram um nicho audiovisual lucrativo e promissor, principalmente para quem está começando agora.


Bem no início, as filmagens usavam o sistema VHS na maioria das produções. Era um formato de baixa qualidade e caro. Então, com a evolução da informática e dos formatos de vídeo, tudo ficou melhor e mais barato.

Você pode começar comprando filmadoras Mini-DV, que usam fitas, ou Full HD, que gravam em cartões de memória. Em qualquer um dos formatos é possível fazer vídeos de qualidade, mas tudo dependerá de sua criatividade. Depois é hora de montar uma ilha de edição, que pode ser um PC ou Notebook. Definida a configuração, é hora de escolher um programa para editar seus vídeos.

MovieMaker, o editor de vídeos do Windows

Pinnacle Studio, editor de vídeos amador avançado

Os programas mais comuns, recomendados para iniciantes, são o MovieMaker, que já vem com o Windows XP ou superior e o Pinnacle Studio, que é pago e possui ótimos recursos, muito mais profissionais. Um deles é o Chroma Key, onde você pode trocar um fundo de cor neutra, que pode ser verde ou azul, por outra imagem. Recurso muito usado em jornalismo.

Para começar, eu recomendo que você trabalhe com filmagem de aniversários infantis, que podem ser realizadas na casa da criança, numa Buffeteria ou na escola. Com uma boa conversa, feita previamente com seu cliente, você saberá detalhes como: nome do aniversariante; idade do aniversariante; dia, hora e local da festa; o tipo de música que a criança gosta de ouvir, entre outras coisas. Tudo isso será importante quando você for editar, pois adiantará seu trabalho e dará a você ótimas idéias.

Um vídeo para telão de retrospectiva é outro nicho de mercado muito explorado e lucrativo. Geralmente ele é feito usando-se fotos caseiras, ou de estúdio e cenas de ultra-som aliadas à animações gráficas. Se você cobrar um pouco mais, é possível fazer uma filmagem da criança na casa dela ou em um estúdio com fundo branco. As imagens na casa da criança podem ter momentos descontraídos e emocionantes que os pais não querem esquecer e que o aniversariante adorará assistir após chegar na fase adolescente e até na adulta, pois são momentos que nunca voltarão. Em relação ao fundo branco, é um recurso onde você pode filmar a criança com a lente mais aberta e enquadrando-a lateralmente, nunca no centro do vídeo. Com isso será possível inserir gráficos e caracteres (textos) para ilustrar o seu vídeo, valorizando o resultado final.

Formaturas infantis é outro mercado que eu gosto muito de produzir. Geralmente filmo a salinha com todas as crianças da turma, simulando uma aula com a professora presente, e gravo o rostinho de cada uma, sempre atento aos sorrisos e detalhes insubstituíveis, de acordo com a personalidade delas e respeitando seus limites. Em outro dia, marcado previamente, gravo o teatrinho (se houver) e a entrega dos diplominhas. Porém, tudo depende do cronograma de cada escola. Por isso eu recomendo que você faça uma reunião com o coordenador da escola ou com a responsável pela comissão de formatura da salinha. Isso o ajudará a se organizar e manterá seu trabalho e sua empresa num nível mais profissional e respeitável.

Lembre-se: Ouça mais e fale menos. Afinal, é muito importante que você conheça seu cliente para depois oferecer seu trabalho, pois nem tudo o que você produz pode ser oferecido “de cara”. Guarde sempre algumas “cartas na manga” e aprenda que, assim, você estará sempre reconquistando seu cliente a cada novo trabalho.


Leia Também:

4 Dicas Indispensáveis Para Criar VideoAulas Para Empresas Usando Sua Filmadora Caseira
Como Filmar Vídeos Sociais e Corporativos, Sem Stress

sexta-feira, 9 de maio de 2014

E-Book Grátis - Organizando Sua Produtora De Vídeo - Disponível Para Download


Conforme eu havia prometido, já está disponível para download a versão gratuita do e-Book ORGANIZANDO SUA PRODUTORA DE VÍDEO.

Este é um livro que traz muito conteúdo, e que irá ajudá-lo em sua carreira de videomaker, abrindo sua mente para novos horizontes.

Lembrando que esta versão gratuita possui limitações nos textos. Portanto, se você gostar do conteúdo deste trabalho e quiser adquirir a versão completa, basta clicar no link no final desta postagem e garantir seu exemplar impresso. Com isso você estará me ajudando a desenvolver novos trabalhos que agreguem valor a todos os interessados pelo mercado audiovisual.

Faça o download gratuito de seu e-Book AQUI.

Se você gostou do material, aproveite esta oportunidade e compre seu exemplar impresso clicando AQUI.

Um abraço a todos e até a próxima postagem!




quinta-feira, 1 de maio de 2014

Como Filmar Vídeos Sociais e Corporativos, Sem Stress

Filmar vídeos sociais ou corporativos requer alguns cuidados básicos. Por isso vou dar umas dicas simples e diretas para que você comece a trabalhar sem investir muito, pois, no futuro, será indispensável que outros profissionais o ajude em suas produções.


1 - Compre uma filmadora HD (que grave com cartões de memória) - Há várias com preço bom no mercado, das marcas Sony e Panasonic, por exemplo. Eu estou indicando uma filmadora porque as HDSLR (câmeras fotográficas que filmam) tem limites na captação dos vídeos. Por isso não gravam uma hora seguida, por exemplo. Veja em sites como Submarino, Ricardo Eletro, por exemplo, as marcas e preços de filmadoras HD. Geralmente elas tem uma faixa de preço de 800 a 1500 reais, dependendo do modelo. Filmadoras profissionais saem na faixa de 5000 reais (as mais baratas) e só são vendidas em sites específicos, como Magics Vídeo, Seegma, Merlin Vídeo, etc. Porém, se seu objetivo for a gravação de aniversários, casamentos e bodas, por exemplo, o uso da HDSLR pode ser uma boa opção, devido sua praticidade, preço e qualidade de imagem.

2 - Invista em um gravador de áudio externo - Você precisará de um gravador de áudio com entrada P2. Essa conexão é ideal para ligar a saída da mesa de som do evento (RCA) no seu gravador (P2) usando um único cabo. Terminada a gravação você poderá usar o áudio captado pela mesa de som e dublar o vídeo, sincronizando com o áudio de sua filmadora e eliminando-o quando a sincronização estiver ok (tudo isso feito na ilha de edição). Se não for possível ligar o gravador na mesa de som por algum motivo, prenda o seu gravador perto da caixa de som que está mandando o áudio para o público. Mas evite colocar o gravador em cima do alto falante. Coloque-o lateralmente, prendendo com fita adesiva e evitando que ele vibre durante as gravações. É uma alternativa barata. Porém, certifique-se que o áudio que estiver saindo da caixa de som está com qualidade. Geralmente algumas empresas colocam mais de uma caixa para o sistema de som. Então teste antes de gravar e veja se o nível do áudio gravado está bom e sem rachaduras (estourado). Você poderá encontrar gravadores de áudio mais baratos no Mercado Livre. Digite "gravadores de voz" e escolha o produto que tenha entrada P2, ou seja, entrada para microfone externo.

3 - Ilumine somente ambientes onde você tem o controle - Se você for fazer gravações em estúdio, use pelo menos dois spots. Um voltado para o teto branco (se houver). Isso tornará a luz difusa e suave. O outro spot você pode usar para iluminar o fundo, tomando cuidado para não iluminar o primeiro plano, pois causará sombras e destruirá a iluminação.

4 - Use iluminação externa somente se a sua câmera não tiver qualidade - Usar um iluminador de LED em cima da filmadora é indispensável em eventos sociais, como aniversários, casamentos, entre outros. Para eventos corporativos, o uso de iluminação artificial (spots) em palestras não é aconselhável, pois você estará destruindo a luz do local e incomodando as pessoas e o palestrante. Mas se você tiver liberdade com os realizadores do evento, use dois spots posicionados nos cantos direito e esquerdo do palco. Se o teto for baixo e pintado de branco, use outro spot posicionado para cima para que você tenha uma luz difusa (suave). Se você perceber que sua filmadora está com uma boa captação de imagem, use apenas um spot voltado para o teto para que você tenha uma iluminação suave e esqueça os iluminadores laterais do palco.

Bem, por enquanto é isso! Você encontrará várias outras dicas por aí, mas para começar sem medo de errar acredito serem essas dicas a melhor opção.

Converse com seus amigos ou pessoas que já produzam vídeos corporativos e troque uma idéia com elas. Pergunte, pois aprender nunca é demais.

Boa sorte e bons trabalhos!

DIREITOS AUTORAIS DESTE BLOG

Licença Creative Commons
CONSULTORIA E TUTORIAIS - Compartilhando Conhecimento de Fernando Magaldi está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://consultoriaetutoriais.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em fermagaldi2@gmail.com.
 

Seguidores

Blog Archive

Meu Perfil

Minha foto
Sou Videomaker Profissional e gosto de compartilhar meus trabalhos e projetos. Por isso, se você está lendo este perfil significa que se identificou com o que tenho a oferecer. Obrigado pela confiança!