Pages

quinta-feira, 9 de maio de 2013

4 Dicas Indispensáveis Para Criar VideoAulas Para Empresas Usando Sua Filmadora Caseira


Devido ao constante aumento da produção de conteúdo na web para empresas, que estão cada vez mais exigentes e profissionais, decidi dar algumas dicas simples para você que está começando sua carreira como videomaker e pretende ingressar no comércio de produção de vídeos e tutoriais comerciais. Neste caso que apresento, o objetivo é tornar a apresentação do professor/âncora dos vídeos, mais profissional e com uma iluminação que faz toda a diferença na qualidade final, sem que, para isso, você tenha que comprar filmadoras caríssimas para a realização dos seus projetos.

1- É indispensável que sua filmadora grave, no mínimo, com uma taxa de 30 ou 60 frames por segundo, garantindo, assim, uma aparência sem pulos e engasgos nos vídeos. O áudio também é muito importante. Se possível use um gravador externo e sincronize o áudio captado na edição, substituindo o áudio original da filmadora.

2- Nunca use o zoom digital. Entre no menu e desabilite-o, pois ele distorce a imagem, caso usado acidentalmente. O melhor é trabalhar com a lente mais aberta e próxima do objeto/personagem filmado (você). Com isso você terá uma qualidade de imagem melhor, pois usará a abertura mais luminosa da lente de sua câmera (Grande Angular), ao invés de usar uma imagem fechada pelo zoom (Teleobjetiva). Por isso, mesmo que a abertura em Tele seja boa (isso depende das especificações de cada filmadora), a lente na Grande Angular (com pouco zoom) irá melhorar a qualidade das cores e os tons de cinza em partes onde há sombras, evitando ruídos na imagem.

3- Desabilite a estabilização da filmadora. Mesmo que o processo seja ótico, eletrônico, ou os dois ao mesmo tempo, seu equipamento sempre tentará corrigir qualquer movimento. Isso poderá prejudicar a qualidade de sua filmagem. A melhor maneira é usar um tripé, enquadrar você em uma posição meio-corpo (plano americano) de forma que fique enquadrado lateralmente, e não no centro. Assim será possível ilustrar suas apresentações com o espaço lateral do enquadramento, usando textos, imagens (mas nada grande demais), para complementar o tutorial. Algo como uma apresentação de jornalismo. Mas evite os clichês dos telejornais. Você deve entender que o público da internet é diferente do que vê TV. Tudo é mais rápido. Por isso, seja breve nas apresentações e valorize o conteúdo.

4- Ilumine o ambiente com, pelo menos, um spot (iluminador) rebatido em um teto branco. Se o teto não for branco, improvise um suporte e coloque sobre você, com uma distância de um metro, mais ou menos, usando um pedaço de isopor. Se não tiver, use um papelão grande pintado de branco (pois ele não deixa a luz passar, devido sua opacidade), e prenda-o com grampos e barbante, colocando pregos nas paredes para poder amarrar e esticar o papel. Se você tiver dois tripés, pode usá-los como suporte também. Dependerá de sua criatividade. Depois posicione o spot no chão, ou em um tripé pequeno, virando-o para cima, e coloque-o atrás de você. Algo como dois metros de distância. Isso ajudará a criar uma luz difusa atrás de você/personagem, tecnicamente conhecida como Backlight. E lembre-se que, quanto mais longe o difusor estiver de você, mais suave ficará a luz e, consequentemente, as sombras de seus olhos, boca e pescoço. Para finalizar, o ambiente deve estar bem iluminado. Principalmente o seu rosto. A luz do backlight, que mencionei anteriormente, é para iluminar o ambiente inteiro, suavizando as sombras. Mesmo assim, você deve ter uma outra luz atrás da filmadora, posicionada para você, tecnicamente conhecida como Key Light. Ela pode ter uma potência de 50 ou 100 watts. Mas é preciso usar um difusor (papel branco) na frente do iluminador, preso por grampos nas abas desse spot. Se você não quiser usar luz frontal, rebata a luz no teto também. Mas, a qualidade da iluminação e o preenchimento da luz, dependerão sempre de distância desse teto, da cor e da potência do spot que, neste caso, recomendo um de 1000 watts no mínimo.

Acredito que, seguindo as dicas acima, você conseguirá produzir um material mais profissional. Isso impressionará a empresa que te contratou e melhorará seu portfólio, aumentando suas chances de fechar novos negócios.

15 comentários:

  1. olá Fernando,
    pretendo
    começar a produzir videoaulas para o meu publico e estou procurando o que
    vou necessitar para isso tipo: microfone, gravador, filmadora, e dicas para
    fazer essas videoaulas. O seu post ajudou com várias dicas. Minha pergunta
    é: quais equipamentos você indicaria para as minhas necessidades de
    produzir videoaulas?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua generosidade em compartilhar.
    Minhas necessidades de videoaula são apenas para web então uma filmadora boa dará conta do recado.

    Quando a dica do CAM Studio foi ótima, já baixei o programa e estou testando.
    A dica de intercalar as capturas de tela e video com apresentador foi excelente,vou usar sim.

    Com estas dicas daqui a pouco Hollywood vai querer meus vídeos ;)


    Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Conforme lhe disse por e-mail, segue abaixo a resposta que lhe dei para que possa ajudar outras pessoas que tenham as mesmas dúvidas que você:

    Você deve pensar, primeiramente, para qual público criará suas videoaulas.
    Vejamos alguns tópicos (analise com calma):

    Se for para web, pode usar uma filmadora simples que grave em DV ou em HD (cartão de memória). Digo isso porque o material final será visualizado tanto em PC's como num celular, por exemplo. Com isso, não exibirá a resolução máxima em que foi captado o material.

    Se for para empresas e tiver que exibir em tv's de alta definição, use uma DSLR, que é muito mais barata que as filmadoras Full HD convencionais. Há vários modelos, mas uma Canon, Nikon, Sony, Fuji ou Panasonic (lê-se Lumix, a série de DSLR da Panasonic para profissionais) irão suprir suas necessidades técnicas.

    Monte uma ilha de edição baseada em processadores de 4 núcleos (Core i5, Core i7 ou AMD A8, por exemplo). Eles trabalham com mais folga e possuem um desempenho melhor. Lembre-se de usar um HD separado do HD de sistema, que pode ser um HD externo USB de, no mínimo, 1 Terabyte. Evite descarregar seus vídeos no HD do sistema, porque isso irá diminuir o desempenho da máquina. Se possível, compre uma placa de vídeo Nvidia Geforce de 1000 megabytes de memória, no mínimo. Se você for usar o Windows, eu recomendo o Windows 7 Professional (32 ou 64 bits). Ele é mais leve e otimizado.

    Use um programa de captura de tela eficiente, que será sua ferramenta para capturar as videoaulas que você for produzir relacionadas a algum programa que esteja ensinando no treinamento que você estiver preparando. Mas você pode intercalar a captura das aulas na tela do seu PC com as filmagens de um apresentador. Isso tornará seu aspecto mais profissional. Na captura de tela eu uso o CamStudio, que funciona bem no XP. No Windows 7 ou 8 ainda não testei. Quando tiver um bom, aviso a você ou posto algum tutorial falando sobre esses programas de captura de tela voltados para a criação das aulas e apresentações.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Cara, vc sabe me dizer o nome do equipamento que acopla filmadora e computador e essa alternacia ocorre através de controle remoto acionado pelo próprio professor? Procurei procurei na internet e o que mais se assemelha ao que deseje é este vídeo:
    http://www.ead.edumed.org.br/file.php/1/ComoFuncionaTransmissao/ComoFuncionaTransmissaoAula.html

    Tem um outro que também alterna entre o computador e o professor que é esse, mas não sei se isso é um programa, ou depende de equipamento?

    http://www.youtube.com/watch?v=9qxzC57Gqsw&index=1&list=PL158ABCC4AFB52640

    ResponderExcluir
  5. Complementando: eu conheço o camstudio o ocam, o cantasia, etc.. esse são para captura de tela somente, o que eu deseje saber é: se vc conhece um programa ou equipamento que faça ao mesmo tempo a gravação da tela do computador e da pessoa, assim como nos videos que mandei acima. Parece que tem um controle remoto que alterna entre computador e pessoa.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Chele Castro!

    Obrigado pelas informações. Elas sempre são valiosas.

    Quanto ao equipamento, não existe nada de anormal. Além disso, você me enviou um link do professor que no site está o ano 2008.
    Pois, bem! Se o vídeo for dessa época, deve ter sido finalizado na ilha de edição.

    Hoje em dia você pode usar uma webcam, ou uma filmadora com melhor qualidade que substitua sua webcam (geralmente ligada pelo cabo USB no PC), um microfone de lapela ligado à entrada de sua placa de som no PC ou Notebook e o serviço de Hangout do Google+. Através dele, após conectar em sua conta e depois de ligar sua filmadora, você poderá gravar sua aula e alternar na tela de exibição do Hangout a imagem da filmadora e da tela de seu PC mostrando um slide que estiver aberto. Assim você estará gravando em tempo real a sua apresentação e os slides diretamente no Youtube. Depois você poderá baixar o vídeo e inserir na ilha de edição o seu crédito como professor (insert). Mas eu acho que isso é possível no editor de vídeos do Youtube, mas não tenho certeza. Se for possível, será ótimo. Digo isso porque nunca usei esse recurso.

    O único inconveniente é que ficará a logo do Google + sobre o vídeo. Mas isso é apenas um detalhe que não comprometerá o conteúdo de sua aula.

    Então, se você achar que essa alternativa é suficiente, crie seus slides, coloque-os em uma pasta para poder acessá-los em ordem, desde que estejam numerados em ordem, ligue sua filmadora e seu microfone, conecte em sua conta do Google+, grave seu Hangout diretamente em seu canal do Youtube (mantenha-o privado até que esteja finalizado) e depois compartilhe com seus alunos ou venda sua videoaula.

    Bem, acho que é isso.

    Espero que eu tenha ajudado, pois esse é meu objetivo com o blog.

    Um abraço e boas aulas!

    Fernando Magaldi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadissima. Comecei fazendo manual do usuario para empresas de sistemas de informacao. Agora a exigencia é video aula baseado nestes manuais. Muito obriga pelas dicas valiosas.

      Excluir
  7. Parabéns pelo trabalho! Ótimas dicas! Estou gravando em casa aulas de matemática para postar no youtube e atualmente uso a webcam do meu MacBook Pro para filmar e o programa screenflow para editar. As principais dificuldades são a qualidade do zoom e som distorcido. Pensando em melhorar estou procurando uma câmera, dsrl ou filmadora o que indica? Agradeço antecipadamente (não precisa ser nada muito profissional estou interessado em algo prático com qualidade)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rui Lima!

    Obrigado pelo interesse em meu blog.

    Respondendo sua pergunta, eu acredito que você tem duas alternativas:

    1 - Comprar um DSLR barata, como as Rebel da Canon (mais em em conta) ou uma 60D (semi-profissional), entre outras da mesma linha. Todas elas trabalham com foco manual, mas nas novas que possuírem lentes STM você terá a opção de trabalhar com foco contínuo automático durante as filmagens. Não sei dizer se é tão eficiente como as filmadoras, mas já ajuda.

    2 - Outra alternativa é comprar uma filmadora handycam, como as da Sony, por exemplo. Entrando no site Store Sony, achei uma filmadora Full HD barata que eu acho que será a solução para seu problema. Principalmente por custar menos que uma DSLR.

    O link é esse: http://store.sony.com.br/br/site/catalog/ProductDisplay.jsp?stockType=A&parentCatId=cat3390002&category=cameras&ProductCount=&tabNum=1&id=HDR-CX240/B

    Pesquisando os modelos, essa HDR-CX240 foi a que me pareceu ter o melhor custo-benefício.

    Para melhorar o áudio de seus vídeos, use um microfone de lapela e grave seu áudio separadamente em seu Mac com qualquer programa de gravação, como o Garage Band, por exemplo, depois sincronize esse áudio com o da filmadora. Lembrando que você deve filmar e gravar ao mesmo tempo. Depois é só sincronizar na ilha de edição com seu software.

    Você terá que decidir de acordo com o seu bolso ou suas necessidades. Mesmo não pretendendo para fins profissionais, qualquer uma dessas câmeras te dará a qualidade necessária para a captação de vídeo com uma qualidade profissional. Porém, tudo dependerá de como você utiliza o equipamento para extrair o melhor dele.

    Continue estudando sobre o assunto e faça sua decisão. Com certeza seus alunos de matemática ganharão muito mais com a qualidade dos vídeos que você os entregará. E não se esqueça de investir em uma boa máquina e um bom editor de vídeo que aceite arquivos Full HD.

    Bem, por enquanto é isso!

    Um abraço, boa sorte e escreva sempre que quiser. Se estiver ao meu alcance, responderei com o maior prazer.

    Um abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  9. Disponha, Chele!
    Um abraço e bons trabalhos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Fernando! Eu tenho uma Sony HDR-CX240 e li que vc mencionou ela. É possível usar a mesma como webcam ex: Skype? Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nelson Machado!

      Eu mencionei a Sony HDR-CX240 para ser usada como filmadora para gravação. Depois você precisa editar seu vídeo e hospedar no YouTube, Vimeo, etc. Isso significa que ela não tem o recurso para ser usada como webcam. Mas existem webcams USB com resolução HD para ser conectadas no PC ou Notebook.

      Veja abaixo alguns links e faça sua escolha:

      http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/listagem/listagem.cgi?string=webcam+hd&btnG=&origem=3&gclid=CJ6-7qSk1cECFeHm7AodBioADg

      http://lista.mercadolivre.com.br/webcam-hd-usb_DisplayType_G_OrderId_PRICE

      Espero que eu tenha ajudado!

      Um abraço!

      Excluir

DIREITOS AUTORAIS DESTE BLOG

Licença Creative Commons
CONSULTORIA E TUTORIAIS - Compartilhando Conhecimento de Fernando Magaldi está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://consultoriaetutoriais.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em fermagaldi2@gmail.com.
 

Seguidores

Blog Archive

Meu Perfil

Minha foto
Sou Videomaker Profissional e gosto de compartilhar meus trabalhos e projetos. Por isso, se você está lendo este perfil significa que se identificou com o que tenho a oferecer. Obrigado pela confiança!