Pages

domingo, 3 de agosto de 2014

Filtros – Melhore a Qualidade de Seus Vídeos

Muitas vezes quando vemos um filme com fundos em alto contraste, onde o céu aparece com um lindo azul e as nuvens definidas, significa que foi usado um filtro de correção ou efeito. Mas engana-se quem acha que esses filtros são aplicados unicamente através de intervenção digital. Em alguns casos pode até funcionar, mas em sua grande maioria, uma captação profissional não é feita dessa forma, porque, na verdade, a qualidade da imagem deve começar primeiro durante as filmagens, onde são aplicados filtros óticos diretamente nas lentes das câmeras. Com isso vários problemas serão evitados antes que as imagens cheguem à ilha de edição.

Existem centenas de filtros disponíveis no mercado, que podem ser usados em várias situações. Muitos deles para correção e outros para efeitos. Por isso vou descrever aqui os mais úteis para que você não perca uma boa cena por falta de recursos.

-Filtro Polarizador

Imagem captada com filtro Polarizador Circular

Esse é o filtro mais usado na maioria das filmagens, pois, com ele, você consegue atingir um alto contraste e conseguir um céu super azul e natural apenas girando o anel circular. Além disso, através do polarizador você consegue eliminar o reflexo de vidros, água ou qualquer superfície brilhante.

Eliminação do reflexo da água com o filtro polarizador. Veja como o efeito é alterado à medida em que se gira o anel. Isso é ideal para que você tenha total controle sobre a quantidade de luminosidade deve ser eliminada durante a captação das imagens

-Filtro UV

O filtro UV melhora as imagens e protege as lentes

Este é um filtro muito usado para proteger a lente de sua filmadora ou DSLR. E por ser um filtro barato, vale a pena investir nele para que você aumente a vida útil de suas lentes, que, em sua grande maioria, podem custar mais caras que as filmadoras ou DSLRs.

Aqui o filtro quebrou após uma pancada, mas a lente da câmera ficou protegida, garantido o investimento do dono do equipamento

-Filtro Cross

Imagem sem filtro Cross

Imagem com filtro Cross

Cross é um filtro de efeito clássico ainda muito usado em várias produções. Através dele você pode acentuar as fontes de luz e transformá-las em estrelas de quatro, seis ou mais pontas, dependendo do modelo de sua escolha.

Esse é um efeito muito explorado em peças publicitárias que, se for bem aplicado, pode render ótimos trabalhos para seus clientes, valorizando a qualidade de suas produções audiovisuais.

Aqui o Cross usado em uma imagem natalina. Um efeito muito comum em vídeos publicitários de fim de ano

-Filtro FLD (fluorescente)

FLD é simpes de usar e eficiente

Esse é um filtro muito útil para corrigir as cores esverdeadas geradas em ambientes iluminados com lâmpadas flurescentes e para melhorar o balanço do branco de sua câmera. Assim você terá cores mais quentes e uniformes durante a captação de seus vídeos ou fotos.

Filtro FLD usado em um ambiente interno e iluminado por lâmpadas fluorescentes. Veja como as cores corrigidas ficam mais fiéis após a regulagem do branco da câmera

Outro exemplo para a utilização do filtro FLD. Com ele você pode aquecer as cores em ambientes onde o sensor de sua câmera acentuaria o tom verde. A correção você pode ver na comparação das imagens acima


Bem, há muitos outros filtros no mercado, mas se você passar a usar os que eu citei acima, garanto que será possível elevar o nível de qualidade de suas captações em mais de 50%. O restante dependerá única e exclusivamente da criatividade com que você usará os filtros durante a aplicação desses recursos óticos simples, baratos e fantásticos.

2 comentários:

  1. Olá achei seu blog hoje (09/09/2014), muito boas as dicas.
    Você indica alguma marca de filtro e polarizador ?
    Comprei um dslr, e vou comprar um filtro e um polarizador, mas pesquisando no mercado livre vi tantas marcas (kits por R$ 70,00 etc..).
    Mas minha dúvida qual comprar ? Que marca é boa ?

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Obrigado pela pergunta.
    Por experiência própria eu te recomendo os polarizadores circular das marcas Hoya e Tiffen. Ambos são importados e de ótima qualidade.
    Eu tenho um Tiffen, e a qualidade, sabendo usá-lo corretamente, fará com que você produza imagens incríveis, fazendo com que você evite perder tempo criando fotos HDR com o Lightroom, por exemplo.
    Espero ter ajudado!
    Um abraço!

    ResponderExcluir

DIREITOS AUTORAIS DESTE BLOG

Licença Creative Commons
CONSULTORIA E TUTORIAIS - Compartilhando Conhecimento de Fernando Magaldi está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://consultoriaetutoriais.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em fermagaldi2@gmail.com.
 

Seguidores

Blog Archive

Meu Perfil

Minha foto
Sou Videomaker Profissional e gosto de compartilhar meus trabalhos e projetos. Por isso, se você está lendo este perfil significa que se identificou com o que tenho a oferecer. Obrigado pela confiança!