Pages

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Como Filmar Vídeos Sociais e Corporativos, Sem Stress

Filmar vídeos sociais ou corporativos requer alguns cuidados básicos. Por isso vou dar umas dicas simples e diretas para que você comece a trabalhar sem investir muito, pois, no futuro, será indispensável que outros profissionais o ajude em suas produções.


1 - Compre uma filmadora HD (que grave com cartões de memória) - Há várias com preço bom no mercado, das marcas Sony e Panasonic, por exemplo. Eu estou indicando uma filmadora porque as HDSLR (câmeras fotográficas que filmam) tem limites na captação dos vídeos. Por isso não gravam uma hora seguida, por exemplo. Veja em sites como Submarino, Ricardo Eletro, por exemplo, as marcas e preços de filmadoras HD. Geralmente elas tem uma faixa de preço de 800 a 1500 reais, dependendo do modelo. Filmadoras profissionais saem na faixa de 5000 reais (as mais baratas) e só são vendidas em sites específicos, como Magics Vídeo, Seegma, Merlin Vídeo, etc. Porém, se seu objetivo for a gravação de aniversários, casamentos e bodas, por exemplo, o uso da HDSLR pode ser uma boa opção, devido sua praticidade, preço e qualidade de imagem.

2 - Invista em um gravador de áudio externo - Você precisará de um gravador de áudio com entrada P2. Essa conexão é ideal para ligar a saída da mesa de som do evento (RCA) no seu gravador (P2) usando um único cabo. Terminada a gravação você poderá usar o áudio captado pela mesa de som e dublar o vídeo, sincronizando com o áudio de sua filmadora e eliminando-o quando a sincronização estiver ok (tudo isso feito na ilha de edição). Se não for possível ligar o gravador na mesa de som por algum motivo, prenda o seu gravador perto da caixa de som que está mandando o áudio para o público. Mas evite colocar o gravador em cima do alto falante. Coloque-o lateralmente, prendendo com fita adesiva e evitando que ele vibre durante as gravações. É uma alternativa barata. Porém, certifique-se que o áudio que estiver saindo da caixa de som está com qualidade. Geralmente algumas empresas colocam mais de uma caixa para o sistema de som. Então teste antes de gravar e veja se o nível do áudio gravado está bom e sem rachaduras (estourado). Você poderá encontrar gravadores de áudio mais baratos no Mercado Livre. Digite "gravadores de voz" e escolha o produto que tenha entrada P2, ou seja, entrada para microfone externo.

3 - Ilumine somente ambientes onde você tem o controle - Se você for fazer gravações em estúdio, use pelo menos dois spots. Um voltado para o teto branco (se houver). Isso tornará a luz difusa e suave. O outro spot você pode usar para iluminar o fundo, tomando cuidado para não iluminar o primeiro plano, pois causará sombras e destruirá a iluminação.

4 - Use iluminação externa somente se a sua câmera não tiver qualidade - Usar um iluminador de LED em cima da filmadora é indispensável em eventos sociais, como aniversários, casamentos, entre outros. Para eventos corporativos, o uso de iluminação artificial (spots) em palestras não é aconselhável, pois você estará destruindo a luz do local e incomodando as pessoas e o palestrante. Mas se você tiver liberdade com os realizadores do evento, use dois spots posicionados nos cantos direito e esquerdo do palco. Se o teto for baixo e pintado de branco, use outro spot posicionado para cima para que você tenha uma luz difusa (suave). Se você perceber que sua filmadora está com uma boa captação de imagem, use apenas um spot voltado para o teto para que você tenha uma iluminação suave e esqueça os iluminadores laterais do palco.

Bem, por enquanto é isso! Você encontrará várias outras dicas por aí, mas para começar sem medo de errar acredito serem essas dicas a melhor opção.

Converse com seus amigos ou pessoas que já produzam vídeos corporativos e troque uma idéia com elas. Pergunte, pois aprender nunca é demais.

Boa sorte e bons trabalhos!

0 comentários:

Postar um comentário

DIREITOS AUTORAIS DESTE BLOG

Licença Creative Commons
CONSULTORIA E TUTORIAIS - Compartilhando Conhecimento de Fernando Magaldi está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://consultoriaetutoriais.blogspot.com.br/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em fermagaldi2@gmail.com.
 

Seguidores

Blog Archive

Meu Perfil

Minha foto
Sou Videomaker Profissional e gosto de compartilhar meus trabalhos e projetos. Por isso, se você está lendo este perfil significa que se identificou com o que tenho a oferecer. Obrigado pela confiança!